sábado, 29 de março de 2014

Inglaterra: lei que libera casamento gay entra em vigor amanhã


Lei foi aprovada ano passado e afeta Inglaterra e Gales; na Escócia, liberação ocorrerá no fim deste ano e Irlanda ainda não legislou a respeito
A lei que autoriza os casamentos entre casais do mesmo sexo entra em vigor amanhã, sábado, na Inglaterra e em Gales, com dúzias de uniões já programadas para este fim de semana.

http://noticias.terra.com.br/

A chamada "Lei do Casamento" recebeu sinal verde ano passado no parlamento de Westminster, mas só afeta Inglaterra e Gales, pois a Escócia já aprovou a sua própria, que entrará em vigor no final de ano, enquanto a Assembleia norte-irlandesa ainda não legislou a respeito.
Esta lei do casamento gay foi aprovada oito anos depois de entrar em vigor no Reino Unido as uniões civis nas prefeituras para casais do mesmo sexo, que deram direitos e responsabilidades semelhantes ao casamento civil, mas sem o status de casados.
Com essas uniões, os casais homossexuais podem, por exemplo, herdar o patrimônio do outro em caso de morte, mas não podem mudar de sobrenome como no caso dos casados.
Com a lei que entra amanhã em vigor, os casais do mesmo sexo poderão se casar exatamente como os heterossexuais em prefeituras e templos religiosos que os autorizem, mas não na Igreja Anglicana.
O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, foi um firme defensor do casamento homossexual, apesar das críticas de muitos de seus correligionários conservadores e da hierarquia anglicana.
Para marcar a data, o governo britânico deve içar amanhã em alguns edifícios públicos a bandeira do arco-íris.
O vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, pediu que os britânicos brindem a celebração destas primeiras bodas, um momento "muito transcendente" para o Reino Unido.
A rejeição da igreja obrigou a lei a incluir a proibição destes casamentos em templos anglicanos.
Mas o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, já suavizou o tom em relação ao assunto ao indicar que a igreja aceitou a existência de uma lei que autoriza estas bodas.
Imagem: Um casal gay de mãos dadas durante um comício em apoio à decisão do Supremo Tribunal dos Estados Unidos sobre direitos do casamento em San Diego, Califórnia, em junho de 2013 Foto: Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário