domingo, 16 de março de 2014

13 escritores homossexuais famosos




1 - Oscar Wilde
Escritor irlandês e um dos maiores expoentes da literatura mundial, chegou a ser condenado a 2 anos de prisão por cometer "atos imorais com rapazes";

http://cabineliteraria.com.br/13-escritores-homossexuais-famosos

2 - Marcel Proust
Um dos maiores escritores da França, homossexual assumido, tratava a homossexualidade abertamente em suas obras, como no romance Sodoma e Gomorra;
3 - Truman Capote
O polêmico autor americano teve uma vida conturbada e foi o criador do gênero romance não-ficção;
4 - Caio Fernando Abreu
Poeta brasileiro cujos textos se constituem na reprodução fotográfica contemporânea.
5 - Walt Whitman
Poeta americano, que se tornou mais famoso após as citações no filme Sociedade dos Poetas Mortos;
6 - Patrick White
Escritor australiano e ganhador do prêmio Nobel de literatura em 1973, era um homossexual mais retraído, temendo inclusive que sua opção sexual o condenasse a solidão.
7 - André Gide
André recebeu o Nobel de literatura em 1947, era homossexual e pederasta assumido;
8 - Tomas Mann
O escritor alemão é tido como um dos maiores romancistas do século XX, e sofreu com seu amor não correspondido por Paul Hherenberg. Sua homossexualidade foi descoberta pelo irmão, quando Tomas tinha 15 anos.
9 - Edward Carpenter
O poeta inglês era socialista militante político, e foi um dos primeiros ativistas homosexuais;
10 - Alice Walker
A escritora americana que escreveu "A Cor Púrpura", transformado num dos mais belos filmes de Steven Spielberg, manteve um relacionamento com Tracy Chapman. Era uma grande ativista nos direitos das mulheres e dos negros.
11 – Virginia Woolf
Apesar de ter sido casada com Leonard Woolf por muitos anos, a autora de Mrs. Dalloway era lésbica. Infelizmente, aquela era uma época muito diferente. Virginia sempre foi pressionada para seguir os padrões, o que pode ter contribuído para que se suicidasse, em 1941.
12 - James Baldwin
Ensaísta, romancista e dramaturgo de Nova York. Foi o primeiro escritor a dizer o que os negros americanos pensavam e sentiam. Chegou ao auge de sua fama durante a luta dos direitos civis no início da década de 1960.
13- Gore Vidal 
Autor, dramaturgo e ensaísta americano, morreu em 2012. Nos Estados Unidos, é mais respeitado como ensaísta do que como romancista, chegando a ser considerado pela crítica o melhor ensaísta do século XX.  
Augusto Assis - Redator
Fã de literatura policial, Augusto trabalha em seu primeiro romance do gênero. Participou de duas antologias e escreve dicas para escritores, além de curiosidades e artigos.

Sem comentários:

Enviar um comentário