sábado, 13 de setembro de 2014

Hollywood discrimina atores gays, diz estudo da Universidade da Califórnia





Mais de 50% dos profissionais entrevistados pela UCLA afirmam que cineastas tendem a não escalar homossexuais

por O Globo

RIO — Mais de metade dos atores gays de Hollywood acreditam que diretores costumam ser preconceituosos contra atores gays, bissexuais e transgêneros, diz informe divulgado pelo Williams Institute, iniciativa thinktank que estuda temas gays da Universidade da Califórnia.
Segundo o relatório, mais de 50% dos entrevistados também afirmam que já ouviram comentários preconceituosos de cineastas e produtores. Um terço dos atores gays que participaram da pesquisa dizem que já viram artistas LGBT sendo desrespeitados durante gravações.
Enquanto 53% doas atores e atrizes gays assumem suas orientações sexuais para seus companheiros de profissão, o estudo descobriu que apenas 36% deles o confessam a seus agentes, e só 13% “saem do armário” para os executivos da indústria. Um quinto dos homens e 13% das mulheres homossexuais afirmam que já sofreram discriminação no ambiente de trabalho.
“Descobrimos que artistas LGBT têm barreiras substanciais para enfrentar quando buscam emprego”, comentam os autores do estudo, os acadêmicos M.V. Lee Badgett e Jody L. Herman. No entanto, 72% de profissionais gays que assumiram sua sexualidade publicamente afirmam que isto não afetou suas carreiras e dizem que seus colegas devem fazer o mesmo.
Outros relatórios publicados recentemente afirmam que mulheres também sofrem preconceito em Hollywood. Um estudo encomendado pelo Festival de Sundance no ano passado afirma que cineastas do sexo feminino têm mais dificuldades na capital do cinema do que os homens, apesar de serem muito ativas e presentes no mercado independente. Outro informe, publicado em julho, mostra que 75% dos empregados de grandes blockbusters são homens.

Imagem: Jake Gyllenhaal e Heath Ledger em cena de ‘O segredo de Brokeback Mountain’, de Ang Lee - Divulgação

Sem comentários:

Enviar um comentário